Meditação: uma maneira de libertar Deus no mundo
Respirar e Meditar

"Vem Senhor Jesus Cristo"

Respirar e Meditar

“O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa” – Sl. 144: 4.

Respirar e Meditar

"Senhor Jesus Cristo,tende piedade de mim"

Respirar e Meditar

Meditação Cristã é uma Tradição que remonta aos primeiros séculos do cristianismo e está enraizada nos ensinamentos e exemplo de Jesus Cristo. É também chamada de Oração do Coração, Oração Contemplativa ou Oração Pura.

Meditação: uma maneira de libertar Deus no mundo

Meditação: uma maneira de libertar Deus no mundo

 

Extraído de THE HEART OF CREATION: Meditation: a way of setting God free in the world de John Main OSB (Norwich: Canterbury, 2007), pgs. 10, 11.

A meditação, e a constante volta a ela todos os dias de nossa vida, se assemelha a abrir caminho em meio à realidade. Uma vez que conheçamos nosso lugar, começamos a ver todas as coisas sob uma nova e brilhante luz, porque nos tornamos quem realmente somos. E, ao nos tornarmos quem somos, podemos ver todas as coisas como elas são e, assim, começar a ver todos os outros como são. . . . Através da prática e da experiência, aprendemos a maneira de nos enraizarmos em nosso ser essencial. Aprendemos que estarmos enraizados em nosso ser essencial é estarmos enraizados em Deus, o autor e o princípio de toda realidade. E, não é pouca coisa, essa entrada na realidade, tornarmo-nos o que é real, tornarmo-nos o que somos, porque nessa experiência somos libertados de todas as imagens que constantemente nos assolam. Não precisamos ser nenhuma das imagens que outros fazem de nós, mas simplesmente a pessoa que somos. […]

A meditação é exigente. Precisamos aprender a meditar quer estejamos dispostos ou não, quer esteja chovendo ou nevando, ou se o sol estiver brilhando. . .ou quaisquer que tenham sido as experiências daquele dia. Na visão cristã da meditação, a perspectiva que ganhamos pelas palavras de Jesus, descobrimos a realidade do grande paradoxo que ele ensina: se queremos nos encontrar, devemos estar preparados para nos perder. Isso é precisamente o que fazemos quando meditamos. Nos encontramos porque estamos preparados a abrir mão de nós mesmos, a nos lançarmos nas profundezas que logo se mostram ser as profundezas de Deus. […]

Reflita sobre as seguintes palavras da primeira carta que João escreveu acerca da jornada da vida de cada um:
Nosso tema é do Verbo da vida – porque a Vida manifestou-se:nós a vimos e dela vos damos testemunho e vos anunciamos esta Vida eterna, que estava voltada para o Pai e que nos apareceu - o que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. . . Esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos: Deus é luz e nele não há treva alguma. (1Jo 1, 1-5)

Como cristãos, somos chamados a adentrar essa luz e, assim, deixar para trás todas as trevas. O caminho para essa luz é o caminho da humildade no silêncio; o caminho do mantra.

Últimas Notícias

Newsletter: