QUAL É O SEU NÍVEL DE ATENÇÃO PLENA?
Respirar e Meditar

"Vem Senhor Jesus Cristo"

Respirar e Meditar

“O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa” – Sl. 144: 4.

Respirar e Meditar

"Senhor Jesus Cristo,tende piedade de mim"

Respirar e Meditar

Meditação Cristã é uma Tradição que remonta aos primeiros séculos do cristianismo e está enraizada nos ensinamentos e exemplo de Jesus Cristo. É também chamada de Oração do Coração, Oração Contemplativa ou Oração Pura.

QUAL É O SEU NÍVEL DE ATENÇÃO PLENA?

QUAL É O SEU NÍVEL DE ATENÇÃO PLENA?

Buscar compreender o que é e qual é o nosso nível atual de Mindfulness, palavra usualmente traduzida para o português como "Atenção Plena", pode ser um passo decisivo para uma vida mais equilibrada. A comunidade científica médica e psicológica já atesta que Mindfulness possui diversos efeitos salutares, tais como bem-estar, inteligência emocional, autocompaixão e criatividade.

Mindfulness não significa apenas prestar atenção ao que acontece no presente, ou mesmo estar presente no presente. É uma forma incompleta e simplista de se compreendê-la. Em verdade, se trata de um conjunto de aptidões que podem ser desenvolvidas e é mais multifacetada do que inicialmente possa parecer. Por exemplo, estar atento às experiências do presente é parte do processo, mas observar com uma atitude de aceitação e não julgamento é fundamental.

O não julgamento não significa deixarmos de ter um juízo de valor sobre fatos e experiências, mas, sim, nos abstermos de julgarmos de forma automática e usualmente condicionada.

Dr. Siegel, um dos cientistas mais reconhecidos na área, esclarece: "Na prática de Mindfulness, o foco da atenção do indivíduo é ampliado para admitir o que quer que se apresente na experiência, enquanto que no mesmo tempo, adota-se uma postura de gentil curiosidade, o que permite à pessoa investigar o que aparecer sem cair em julgamentos ou reatividade automáticos.".

Será que conseguimos observar a experiência presente sem julgarmos imediatamente? É possível criar um espaço de consciência livre de condicionamentos entre o observar, o julgar e o agir? Sim, e é um desafio. Mas o resultado capacitará o indivíduo para reagir às situações da vida de modo mais deliberado, ou seja, contribui para diminuir atitudes irrefletidas e muitas vezes automáticas.

Últimas Notícias

Newsletter: