Respiração
Respirar e Meditar

"Vem Senhor Jesus Cristo"

Respirar e Meditar

“O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa” – Sl. 144: 4.

Respirar e Meditar

"Senhor Jesus Cristo,tende piedade de mim"

Respirar e Meditar

Meditação Cristã é uma Tradição que remonta aos primeiros séculos do cristianismo e está enraizada nos ensinamentos e exemplo de Jesus Cristo. É também chamada de Oração do Coração, Oração Contemplativa ou Oração Pura.

Respiração

Respiração

Respirar é o que nos mantém vivos. O ato de encher os pulmões, soltando o ar logo em seguida e bem devagar é tão comum que, raramente, prestamos muita atenção.

Quando respiramos, proporcionamos mais do que a ventilação pulmonar. Segundo especialistas, a respiração também atua em diversos problemas. Por outro lado, quando feita de forma errada, pode agravá-los.

Para se ter ideia, existem algumas atividades físicas que pedem técnicas diferentes de respiração. Quando isso não ocorre, pode prejudicar o desempenho nessas atividades como o ballet, a corrida e a meditação, dentre outras.

Assim, leva-se a crer que respirar de forma errada pode comprometer também nosso dia a dia, ao mesmo tempo em que a respiração correta só tende a favorecer nossa vida. Confira!

Como fazer

Combater problemas respiratórios

Quem sofre de problemas respiratórios como a asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica, por exemplo, durante as crises tende a adotar uma postura inadequada, com acentuação da cifose dorsal (corcunda), e posicionamento dos ombros para frente.

Isso acaba causando dores e alguns danos à coluna, além de uma tendência a respirar superficialmente pela boca, levando à problemas de saúde como alteração na estrutura óssea facial, dificuldades no sono e aumento de quadros infecciosos das vias respiratórias.

O indicado é sentar-se em uma cadeira com os cotovelos apoiados nas pernas e inclinar o tronco para frente durante a respiração, que deve ser calma, profunda e feita pelo nariz.

Contra a ansiedade

Os especialistas explicam que a emoção altera a respiração. No meio de uma crise de ansiedade ou estresse respirar pode ser mais difícil. Por conta disso, há pessoas que acreditam sentir falta de ar durante momentos de pânico.

Embora voltar a respirar normalmente em momentos de tensão não seja fácil, é fundamental. Assim, quando isso ocorrer, o mais indicado é usar todo o pulmão, alongando a respiração, deixando-a calma e profunda.

Para isso deve-se encher os pulmões de baixo para cima, do abdômen até a região da clavícula, para depois fazer o inverso. A dica é treinar o exercício quando ainda estiver deitada.

Alívio da dor

A respiração lenta e profunda alivia a dor, pois nestes momentos ela tende a ficar mais curta e superficial, acalmando a mente, além de facilitar a forma com a qual lidar com a dor, relaxando-a. A respiração correta favorece a oxigenação das células do organismo.

Favorecer o sono

A respiração também deve ser controlada enquanto dormimos. A dica é repetir a mesma técnica aplicada no controle do estresse e da ansiedade, que seria inspirar pelo nariz e expirar pelo nariz lentamente.

Além disso, de acordo com profissionais a melhor posição para dormir é a de lado, com um travesseiro preenchendo o vão entre o ombro e a cabeça. Se preferir. abrace um outro travesseiro. Esta posição permite uma respiração mais confortável.

Últimas Notícias

Newsletter: